•  Desenvolver o briefing do curso:  público-alvo, objetivos e o que deverão saber ao final do curso


É importante e essencial que você se coloque no lugar no seu aluno e se questione a respeito do que você espera do curso, o que você gostaria de ver, o que você não gostaria de ver, entre outras informações relevantes.


Planejamento do Curso

É necessário estabelecer a ordem em que as informações irão aparecer e impactar os seus alunos, sempre priorizando a coerência e  a relevância nesse processo.


Definição das linhas gerais: 

  1. Fazer uma planilha e especificar tópicos e sub tópicos, tempo e instrutor que irá ministrar cada um dos itens, bem como carga horária esperada;
  2. Definir o padrão visual dos slides e dos materiais de apoio para download, lembrando que se tiver diversos professores é importante criar este material com antecedência e enviar aos envolvidos para que tenham tempo de preparar as aulas utilizando o modelo,
  3. Definir e comunicar qual vestimenta os professores(as)/ instrutores(as) deverão utilizar (camiseta, camisa sem gravata, com terno, polo, etc). Não utilizar cores quentes em tom aberto, tais como vermelho e laranja e listras. Se for gravar em Chroma Key não utilizar camisa na cor de fundo do estúdio (se for gravar nos estúdios da Kwigoo não utilizar tom verde);
  4. Produzir o conteúdo, sendo que os 3 primeiros itens são fundamentais para incrementar a compreensão e retenção do conhecimento (se for gravar nos estúdios Kwigoo enviar materiais revisados e aprovados com 2 dias úteis de antecedência): 
    • slides com conteúdo expositivo, imagens e gráficos (atenção aos direitos autoriais ou utilize imagens Royalty Free, que podem ser encontrada através de buscadores como Google). Considere a produção de 1 slide por minuto de aula, com 5 a 7 linhas de texto e fonte clean, por exemplo Arial

      questões de múltipla escolha para serem exibidas ao final de cada tópico para reforço da retenção

    • conteúdos complementares para download e materiais de apoio para download (formato pdf)
    • videos complementares (se for gravar nos estúdios da Kwigoo favor enviar em formato mp4).
  5. Lembre-se de citar fontes de artigos, notícias, pesquisas e demais conteúdos em geral;
  6. Revisar os conteúdos com pelo menos alguns dias de antecedência das gravações, assim você terá tempo de ajustar o que for preciso com as pessoas envolvidas.


Tempo das Aulas
Em relação a uma aula presencial, o tempo das aulas online variam de 30 a 40% do tempo das aulas presenciais. Para manter a atenção do aluno, preparar conteúdo para micro-aulas de 5 a 15 minutos. Ao final de cada bloco é interessante ter slides com quizzes para interagir e deixar alguns momentos para resposta e depois fazer a correção em vídeo.


Gravação das Videoaulas

Mais contato com o aluno: usar plano americano (até a altura do peito), pois também tem a vantagem de ser um enquadramento adequado para dispositivos móveis.



Procure oferecer aulas com o máximo de objetividade, clareza e concisão.

Cuidado com a qualidade e o volume do áudio (se for alto o aluno pode abaixar, mas se for baixo desestimula o aluno)

Gerar os arquivos finais em formato .mp4

Linguagem correta e sem gírias

Empostação da voz:   melhor se gravar em pé