O Webinar é ótima aplicação para fazer reuniões e apresentações ao vivo, já que sua audiência pode ver seu vídeo e interagir com você enviando comentários em texto. Como esta ferramenta é integrada com o Google Hangouts e o Youtube, você pode fazer transmissão de até 8 horas ininterruptamente e para uma audiência ilimitada, só depende do seu pacote de usuários adquirido no Kwigoo.

O vídeo será assistido pelos membros de sua comunidade dentro do Kwigoo e está disponível uma ferramenta de chat para comunicação em tempo real conforme imagem abaixo. Você também pode disponibilizar vídeo on demand / gravado.



Pré-requisitos


. computador I5 com minimo de 4GB de memória RAM, webcan ou câmera e entrada de áudio em perfeito funcionamento

. internet banda larga com no mínimo 3 MB de upload real, se possível faça a transmissão usando cabo ao invés de Wi-fi, melhora a capacidade de transmissão de dados

. navegador Chrome atualizado

. conta gmail paga ( devido a uma mudança de políticas do Google, somente é possível fazer transmissões ao vivo usando hangout com conta paga

. comunidade Kwigoo com a ferramenta Webinar disponível


Dicas

  • Você pode utilizar a câmera do seu notebook. Porém uma câmera com maior definição sempre oferecerá melhor resultado. Escolha uma webcam ou câmera com qualidade HD, 1080 px pois quando melhor a captação da imagem melhor o resultado. Webcam: a Logitech C920 tem um bom custo benefício e possui entrada de áudio
  • Câmeras: Existem vários modelos com qualidade, siga o critério de imagem HD e marcas mas renomadas, com saída HDMI. Ao utilizar câmera, será necessário utilizar também uma placa de captura interna ou externa. As linhas Blackmagic e Osprey oferecem boas opções com qualidade profissional.
  • Áudio: você pode captar a partir de fone ou microfone de computador e, para um resultado mais profissional utilizar microfone conectado a uma mesa de áudio. 
  • Apresentações podem ser utilizadas sempre ajuda a captar a atenção da audiência ter conteúdos de apoio.
  • Ao utilizar para a transmissão o hangout, que por padrão já é integrado ao Webinar do Kwigoo, você pode compartilhar a tela de seu computador, então poderá apresentar softwares ou sites.
  • Simule a sua apresentação usando todos os recursos técnicos envolvidos para mais segurança que tudo funcionará na hora da transmissão.


Iniciar a transmissão do seu Webinar


Passos para fazer sua transmissão ao vivo. Lembre-se de fazer estes passos com antecedência, pois há algumas configurações que precisam ser feitas:


  1. No navegador Chrome faça login em sua conta Gmail, necessário para utilizar os recursos do Hangout. Se tiver outras contas gmail abertas no navegador desconecte-as.
  2. Vá até sua comunidade no Kwigoo e crie um webinar. O campo de horário de início é obrigatório.



  3. Na tela do webinar, clique no botão amarelo Iniciar HOA, será aberta uma nova janela conforme imagem

  4. É seu primeiro webinar? siga as instruções, senão vá para o próximo passo. No primeiro acesso de sua conta para fazer transmissão ao vivo, o aplicativo do Hangout solicitará para você vincular sua conta do Gmail a uma conta do Youtube. Isto é necessário para gravar os vídeos do webinar automaticamente. Confirme a solicitação. Em seguida vá o Youtube (com a mesma conta Gmail), clique na sua imagem ao lado direito > Estúdio de Criação e em seguida no menu da esquerda clique em Transmissão Ao Vivo. Aparecerá  uma mensagem que sua conta não está ativada para fazer transmissões ao vivo. Siga os procedimentos para ativá-la.
  5. Quando você tiver sua conta Gmail conectada ao Youtube, quando na tela do Webinar você clicar no botão amarelo Iniciar HOA será aberta uma nova janela com o aplicativo Hangout. Clique em ‘Permitir’ para ativar a utilização de sua câmera.
    Leia e aceite as regras de uso e clique em Ok, entendi



  6. Preencha um nome para a transmissão, ele será usado como título do seu vídeo no canal do Youtube.


  7. Aguarde o carregamento da transmissão, até aparecer um botão verde na parte de baixo da tela para iniciar a transmissão. Pode demorar um minuto. Observe o aviso "Fora do ar" do lado direito da tela e os botoões de vídeo e áudio no topo da tela. Antes de iniciar desabilite o áudio e o vídeo, assim você só habilita quando estiver realmente na hora que todos vejam seu vídeo. : )
    Quando você clicar no botão verde o aviso será alterado para "Ao Vivo".



  8. Ao clicar no botão verde Iniciar Transmissão no passo anterior o Youtube irá começar a gerar seu link de vídeo. Você precisa copiar essa url/ lin e salvar na página de seu webinar para que seja exibido dentro do Kwigoo. Para visualizar o link da transmissão vá para o Youtube e já no seu canal no menu da esquerda clique em Transmissões ao Vivo > Eventos. Você verá a transmissão que iniciou. clique nela, será aberta uma nova página com o vídeo. Copie  a url / link.


  9. Vá para a página do Webinar, clique em Editar e adicione a URL da transmissão copiada no Youtube e clique em Salvar. Agora o vídeo está disponível para os membros da sua comunidade. Como você vai começar agora, respire fundo, habilite o áudio e vídeo e comece sua transmissão! :D



Para encerrar a transmissão 

 

Vá para a página do Webinar, clique em Editar e adicione a URL d

clique no botão vermelho "Finalizar Transmissão". Se você habilitou para liberar o video on demand, ele ficará disponível automaticamente em alguns minutos!


Vídeo não listado no Youtube
Vídeo não listado significa que o seu vídeo não ficará disponível na pesquisa do Youtube. Como configurar: após terminar a transmissão ao vivo vá na página do seu vídeo gravado no Youtube > gerenciador de vídeos> vídeos e seleciona essa opção "Não listado"conforme a imagem e depois salve. Pronto, o seu vídeo ficará disponível somente em sua comunidade no Kwigoo.